SOLAR TEIXEIRA DA COSTA – MUSEU HISTÓRICO AURÉLIO DOLABELLA

Descrição curta

O casarão colonial (Solar Teixeira da Costa) erguido em meados do século XVIII e adquirido pelos Barões de Santa Luzia, no ano de 1840, funcionava como casa de São João de Deus, uma das fontes de renda para o hospital que tinha o mesmo nome e que foi fundado pelos barões. Durante a Revolução Liberal, em 1842, serviu de quartel general das tropas revolucionárias, comandadas por Teófilo Otoni.

Descrição

No final do século XIX, foi adquirido pelo senador estadual Manoel Teixeira da Costa para a residência de sua família, criando repercussão em todo o Vale do Rio das Velhas como um salão de importantes decisões políticas.

Por seu grande valor histórico, foi tombado pelo IPHAN em 1950, em seguida pelo IEPHA e também pelo município. A edificação destaca-se por sua imponência e pela ambientação privilegiada do ponto de vista da Rua Direita e Rua do Serro, com seu conjunto arquitetônico com vários casarões de arquitetura estilo barroco. Foi implantado no alinhamento e com divisa a um comércio, tendo um térreo, um subsolo e o quintal com a existência de algumas árvores frutíferas, ornamentais e arbustos onde abriga uma praça, lugar de convivência social.

O Museu Histórico Aurélio Dolabella foi criado em 28 de dezembro de 1972 com o objetivo de expor e preservar o acervo que vinha sendo recolhido, ao longo dos anos, pelo Santuário de Santa Luzia e pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia. O museu tem como patrono Aurélio Dolabella, colecionador de peças e objetos historicos e responsável pela montagem do primeiro museu da cidade, em sua residência, no início do século XX. Figura ilustre da cidade, o patrono foi reconhecido como guardião da história de Santa Luzia. Em 1992, o Solar Teixeira da Costa foi comprado pela municipalidade para abrigar a Casa de Cultura e Museu Histórico Aurélio Dolabella.

O acervo do Museu reúne hoje mobiliário, louças, vestuário, ofícios, incluindo peças do cotidiano dos séculos XVIII, XIX e XX. É um importante e significativo retrato das famílias da cidade, sendo muitas das peças originárias de doação dos luzienses.

Destaque também para os objetos litúrgicos pertencentes à cidade, cujo valor, quer o de traço propriamente artístico ou de cunho histórico, faz entrever, em sua extensão e peculiaridades, os aspectos essenciais das manifestações da nossa sociedade, de seus valores e modo de viver.

Além das peças que contam a história de Santa Luzia, o museu abriga um importante acervo de partituras musicais, fonte obrigatória de consulta para os pesquisadores da música colonial mineira do século XVIII.

Fonte: Memorial Descritivo do Projeto de Restauração do Solar Teixeira da Costa
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem